12/27/2011

100 RAZÕES PARA CRER QUE A BÍBLIA TEM UMA ORIGEM SOBRENATURAL

A Ciência e a Bíblia

Eu espero que você seja um cético

“Suponha que eu acreditasse ser Deus e que eu cresse que todo o universo gira ao meu redor?” O jovem cheio de confiança esperava pela minha reação a sua pergunta. Eu simplesmente respondi: Eu acho que você seria um ser humano normal. Ele ficou um pouco surpreso de eu não ter me impressionado com o seu absurdo comentário, e me perguntou: “O que você quer dizer com isso?” Eu expliquei perguntando a ele o que ele achava que “aqui” era. Ele me disse que era onde ele estava.

Todo ser humano pensa dessa mesma forma. Nós definimos “aqui” como sendo onde nós estamos. Todos as outras pessoas e todas as outras coisas estão lá. Cada um de nós pensa que é o centro do universo. Semântica? Vamos mais adiante. Defina “agora” para mim. Diga-me quando é. Você não consegue. Na fração de segundo que você tenta localizar o “agora” ele se torna passado. Eu geralmente explico a natureza do “agora” depois que eu pergunto a uma pessoa se ela já roubou alguma coisa. Esta é a típica resposta à pergunta: “Sim, já. Mas isso foi no passado.” Eu explico a elas que tudo está no “passado”. Você tem que definir até mesmo a leitura dessa frase como algo que você fez no passado.


Esses pensamentos são um pouco estranhos, e você talvez esteja pensando que ainda há algumas coisas das quais nós podemos ter certeza – o sol ainda nasce o céu ainda é azul, e “para cima” ainda é “para cima”. Não é verdade. O sol nunca nasce. A Terra gira, nos dando a impressão de que o sol está nascendo embora ele esteja parado (parece estar parado, mas na verdade está se movendo pelo universo). O céu não é azul. Pergunte a qualquer astronauta. Ele não tem cor. Nem “para cima” é para cima. Lembre-se que a Terra é redonda. Aquilo que é para cima para alguém no Pólo Norte não é a mesma coisa para alguém no Pólo Sul. Na verdade, se todo mundo na Terra apontasse para onde pensa que é para cima, nós todos apontaríamos em direções diferentes.

Muitas coisas que pensamos serem algo certo não o são. A História nos mostra que até aquilo que a ciência define como uma verdade hoje pode ser ridicularizado em cem anos.

Então do que nós podemos ter certeza? Existe algo que seja “absoluto” ou uma verdade imutável? Nós falaremos disso adiante nesse livro.

Em abril de 2001, por meio de uma série de circunstâncias estranhas, eu acabei falando na Associação Americana de Ateus, durante a Convenção Nacional em Orlando no estado da Flórida. A platéia de 250 pessoas foi razoavelmente educada... até que eu afirmei que a Bíblia estava repleta de fatos científico e médicos, que foram escritos milhares de anos antes do homem descobri-los. A reação foi escárnio imediato.


A reação deles era compreensível. Se eu estivesse falando a verdade a Bíblia teria que ter uma origem sobrenatural. Um pensamento desagradável para um ateu convicto. Isso, no entanto, não é uma noticia de todo ruim para o incrédulo. Se a Bíblia provar ser a Palavra daquele que criou todas as coisas, faria sentido folhear suas páginas. Ao final das contas, o tempo levará a todos nós para o caixão. Se houver uma chance em um milhão de que a promessa bíblica de imortalidade e a ameaça de condenação forem verdade, nós mesmos devemos estudá-la.

A Bíblia não tenta defender sua inspiração. Gênesis simplesmente inicia com as palavras “Deus disse”. Essas palavras são repetidas nove vezes no primeiro capítulo. A frase “O Senhor falou” é usada 560 vezes nos primeiros cinco livros da Bíblia e pelo menos 3.800 vezes em todo o Antigo Testamento. Isaías alegou pelo menos 40 vezes que a sua mensagem vinha diretamente de Deus; Ezequiel, 60 vezes; e Jeremias, 100 vezes.


A maioria das pessoas não está ciente que a Bíblia foi escrita ao longo de um período de 1.600 anos, por mais de 40 autores, que escreveram em três continentes diferentes em três línguas diferentes. Eles falaram sobre centenas de assuntos controversos, e mesmo assim escreveram palavras que concordavam entre si.

Esses fatos tornam a informação contida nessa publicação ainda mais inacreditável.


Antes de olharmos esses fatos científicos na Bíblia, eu devo dizer algumas informações importantes. Para fazer isso, eu terei que citar trechos da Bíblia. Isso não significa que eu vou usar “raciocínio circular”. Eu simplesmente quero explicar algo que é relevante para o que eu vou apresentar.

Há muitos anos atrás, eu coordenei um clube de crianças. Ao final da reunião, eu disse para cerca de cem crianças que fizessem uma fila para ganhar doces. Logo houve um tumulto, e a fila foi arranjada de um jeito que eu percebi que era uma fila da ganância. Os garotos maiores e mais egoístas ficaram na frente, e os pequenos e tímidos ficaram na parte de trás. Então eu fiz algo que me deu grande satisfação. Eu disse para as crianças virarem para trás. Todos fizeram isso. Depois eu disse para ficarem onde elas estavam, e fiquei muito alegre em ir para a outra ponta da fila e em dar os doces primeiro para as crianças menores e mais tímidas.
Num mundo onde os ricos ficam mais ricos e os pobres são pisoteados, nós somos informados que Deus foi para a outra ponta da fila com a mensagem de vida eterna (eu sei que talvez você não acredite na existência de Deus, mas tenha um pouco de paciência). Isto é o que nos dizem:
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem... Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes... Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele. (1Coríntios 1:18,19,27-29)
Como Deus foi para a outra ponta da fila? Simplesmente ao escolher aquilo que era louco, fraco, vil, e desprezível. Deixe-me ilustrar o que Ele fez.
Você acredita que os seguintes relatos bíblicos aconteceram de verdade?

Adão e Eva;
• Arca de Noé;
• Jonas e o grande peixe;
• Josué e as muralhas de Jericó;
• Sansão e o seu longo cabelo;
• Daniel e a cova dos leões;
• Moisés e o Mar Vermelho. 

Se você é um ateu, é claro que não acredita. Para você, acreditar em histórias tão fantásticas seria o mesmo que desistir da sua dignidade intelectual. Quem em perfeito juízo faria uma loucura dessas? A resposta é somente aqueles que entendem que Deus escolheu as coisas fracas, loucas, vis, e desprezíveis deste mundo para confundir aqueles que pensam ser sábios.

Veja a ofensa intelectual no tom desta carta que eu recebi, em relação ao debate de Orlando sobre o tema “Deus existe?”: 

Que triste você ter desistido do seu intelecto por causa de um livro pré-científico e ignorante. Eu sei do seu debate que vai ocorrer... eu não estarei lá, mas eu tenho certeza que a platéia vai ter umas boas risadas com a sua apresentação. Literalistas bíblicos talvez não sejam inteligentes, mas eles são extremamente engraçados.
Eu espero que você tenha aberto esse livro com uma boa dose de ceticismo. Você deve fazer isso mesmo. O mundo está cheio de pessoas simplórias que fariam um templo para um nó de madeira em um tronco de árvore que se assemelha a um “santo” morto. Você é prudente ao verificar as evidências antes de decidir se algo é ou não é verdade.

Onde está a evidência?
 
Imagine que você está olhando um transatlântico luxuoso navegando em águas calmas. Para o seu espanto, cerca de uma dúzia de pessoas pulam do navio e se agarram a um bote salva-vidas. Você observa enquanto os restos dos passageiros no navio riem deles. Você consegue entender a reação deles. O que aquelas poucas pessoas fizeram era tolo. Não fazia sentido.
De repente, o navio colide com um iceberg não avistado e naufraga, levando consigo todos que permaneceram a bordo. Agora você entende que os passageiros que pareciam tolos eram sábios, mas os que permaneceram no navio e pareciam ser sábios, eram tolos.
Nós temos na Bíblia uma ordem para pular do transatlântico luxuoso deste mundo. Antes de você rir de cristãos bobocas, pergunte-se se há alguma prova de que suas afirmações são verdadeiras. As próximas páginas fornecem evidências convincentes de que a Bíblia não é um livro comum.


Fatos científicos na Bíblia


A Bíblia e a posição da Terra no espaço
Em um tempo que se acreditava que a Terra estava situada em cima de um grande animal ou gigante (1.500 A.C.), a Bíblia falou da posição da Terra no espaço: “O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada.” (Jó 26:7). A ciência não descobriu que a Terra não era sustentada por nada até 1650.

As Escrituras falam de uma estrutura invisível
Só há pouco tempo atrás, a ciência descobriu que tudo que nós vemos é composto de coisas que não conseguimos ver – átomos. Em Hebreus 11:3, escrito há 2000 anos atrás, a Escrituras nos dizem que “aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”.

A Bíblia revela que a Terra é redonda


As Escrituras nos dizem que a Terra é redonda: “Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra” (Isaías 40:22).

A palavra traduzida como “círculo” aqui é a palavra em hebraico chuwg, que também pode ser traduzida como “circuito” ou “bússola” ( dependendo do contexto). Ou seja, ela indica algo esférico, arredondado ou arqueado – não algo que é plano ou quadrado. O livro de Isaías foi escrito aproximadamente entre 740 e 680 anos A.C. São pelo menos 300 anos antes de Aristóteles sugerir, em seu livro Sobre os Céus, que a Terra talvez fosse uma esfera. Dois mil anos depois (num tempo em que a ciência acreditava que a Terra fosse plana) as Escrituras inspiraram Cristóvão Colombo a navegar ao redor do mundo.


A Bíblia e a ciência da Oceanografia
 
Matthew Maury (1806 – 1873) é considerado o pai da oceanografia também chamada de oceanologia. Ele percebeu a expressão “veredas dos mares” em Salmos 8:8 ( escrito 2.800 anos antes) e disse, “Se Deus disse que há veredas no mar, eu vou encontrá-las”. Maury então acreditou literalmente no que Deus disse e foi procurar essas veredas, e nós devemos muito a sua descoberta das correntes continentais quentes e frias. O seu livro sobre oceanografia permanece um texto básico sobre o assunto e ainda é usado em universidades.

A Bíblia e as ondas de rádio 

Deus fez a Jó uma pergunta muito estranha em 1.500 a.C. Ele perguntou: “Ou mandarás aos raios para que saiam, e te digam: Eis-nos aqui?” (Jó 38:35). Isso parece ser uma afirmação cientificamente ridícula – que a luz pode ser enviada, e depois se manifestar em fala. Mas você sabia que toda radiação eletromagnética, de ondas de rádio ao raio-X, viaja na velocidade da luz? É por isso que você fazer uma comunicação instantânea sem fio com alguém do outro lado do mundo. O fato de que a luz podia ser enviada e depois se manifestar em fala não foi descoberto pela ciência até 1846 ( 3.300 anos depois) , quando “o cientista britânico James Clerk Maxwell sugeriu que a eletricidade e as ondas leves eram duas formas da mesma coisa” (Modern Century Illustrated Encyclopedia).

A Bíblia e Entropia 

Três lugares diferentes na Bíblia (Isaías 51:6; Salmos 102:25,26; e Hebreus 1:11) indicam que a Terra está se deteriorando. Isso é o que a Segunda Lei da Termodinâmica (a lei da entropia crescente) afirma: que em todos os processos físicos, todo sistema ordenado ao longo do tempo tende a se tornar mais desordenado. Tudo está se desgastando e deteriorando à medida que a energia está se tornando cada vez mais escassa. Isso significa que o Universo irá se deteriorar ao ponto que (em tese) haverá uma “morte da energia térmica” e portanto não haverá mais energia disponível para o uso. Isso só foi descoberto pela ciência recentemente, mas a Bíblia afirma isso de forma concisa.

A Bíblia e o ciclo da água
 
As Escrituras nos informam “Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr.” (Eclesiastes 1:7). Essa frase parece não ser profunda. Mas quando é considerada com outras passagens bíblicas, ela torna-se mais fantástica. Por exemplo, o rio Mississipi despeja aproximadamente 518 bilhões de galões de litros de água a cada 24 horas no Golfo do México. Para onde vai toda essa água? E esse é só um entre milhares de rios. A resposta está no ciclo hidrológico, tão bem explicado na Bíblia.
Eclesiastes 11:3 diz que “Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra”. Olhe para as palavras resumidas da Bíblia em Amós 9:6 Ele ... o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra”. A idéia de um ciclo completo da água só foi compreendido pelos cientistas no século dezessete. Entretanto, dois mil anos antes das descobertas de Pierre Perrault, Edme Mariotte, Edmund Halley, e outros, as Escrituras mencionaram claramente um ciclo da água.

A Bíblia e a primeira Lei da Termodinâmica
 
As Escrituras dizem, “Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.” (Gênesis 2:1). O original em hebraico usa o particípio para indicar que uma ação completada no passado nunca mais iria acontecer. A criação foi “acabada” de uma vez por todas. Isso é exatamente o que a primeira lei da termodinâmica diz. Essa lei (chamada geralmente de lei da conservação da energia ou massa) afirma que nem a massa nem a energia podem ser criadas ou destruídas.
Foi por causa dessa lei que a teoria do “Estado-imutável” ou “Criação contínua” foi desconsiderada. Hoyle dizia que em alguns pontos do universo chamados “irtrons”, a matéria ou a energia estava sendo criada constantemente. Mas, a primeira lei da termodinâmica afirma exatamente o contrário. Realmente não há “criação” ocorrendo hoje em dia. Tudo está “acabado” exatamente como a Bíblia diz.

A Bíblia e a dimensões de um navio

Em Gênesis 6, Deus revelou a Noé as dimensões da arca de 42 milhões de litros cúbicos que ele deveria construir. Em 1609 em Hoor na Holanda, um navio foi construído de acordo com essas medidas (30:5:3), revolucionando a construção de navios. Por volta do ano 1900 todos os grandes navios nos oceanos tinham aproximadamente a mesmas proporções da arca (confirmado pelo “Registro de Navio de Lloyd” no Almanaque Mundial).

A Bíblia e as leis meteorológicas

A Bíblia descreveu um “ciclo” de correntes de ar dois mil anos antes de os cientistas descobrirem: “O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos.” (Eclesiastes 1:6). Nós sabemos agora que o ar ao redor da Terra gira em gigantescos círculos, no sentido horário em um hemisfério e no sentido anti-horário no outro hemisfério.

A Bíblia e a Ciência
 
“Na antiguidade e no que foi chamado de Idade das Trevas, o homem não sabia o que ele sabe hoje sobre a humanidade e o cosmos. Eles não conheciam a fechadura, mas eles possuíam a chave, que é Deus. Agora muitos têm excelentes descrições da fechadura, mas eles perderam a chave. A solução ideal é a união entre ciência e religião. Nós devemos ser proprietários da fechadura e da chave. A verdade é que à medida que a ciência avança, ela descobre o que foi dito há milhares de anos na Bíblia” Richard Wurmbrand, Provas da Existência de Deus.
Fonte: Livro Fatos Científicos na Bíblia. Autor: Ray Comfort

Passe esta informação adiante para que todos que você conhece, tenha a mesma oportunidade que você esta tendo de constatar a veracidade das escrituras, que Deus o abençoe grandiosamente.
evangelista giancarlo

olha o mar